Lider

O Projeto, empreendimento que se caracteriza por ser evento temporário, tem objetivo único e bem planejado.

Conceituando desta forma, considero que os profissionais envolvidos necessitem de uma figura com posição de liderança para se referenciarem e assim obterem sucesso.


Tal líder seria o veículo de comunicação e orientação para o cumprimento de todo o planejamento do evento.

Funcionaria como uma diretriz aos funcionários, para que estes consigam, de forma bem estruturada, conhecerem suas devidas funções e obrigações dentro do projeto.


Parece legítimo, o fato de que cada funcionário dentro de uma empresa ser peça chave para o sucesso desta.


Também é legítimo, o fato de que, funcionários mal aproveitados, ou desempenhando funções estranhas às suas habilidades, tornarem-se improdutivos e passíveis de falhas que, inevitavelmente, truncariam qualquer projeto a ser desenvolvido.


O líder é aquele que consegue bons resultados através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.

Qualquer funcionário que não se sinta em harmonia com o projeto ou a equipe, não poderá desempenhar suas funções de forma adequada.


Uma liderança autoritária ou não participativa faz com seja impossível a um líder, conhecer o seu grupo e, principalmente, conhecer cada funcionário dentro de suas expectativas, potencialidades ou limitações, para que estas possam ser trabalhadas.


Assim, para que o projeto possa obter sucesso, sugiro que haja coesão e conhecimento de cada papel dos integrantes da equipe, subordinados a uma liderança participativa e capaz de viabilizar a integração e o interesse comum dos funcionários envolvidos no processo.